Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, 21 de Maio de 2019
MUNICÍPIO REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Terça - Feira, 30 de Abril de 2019
As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, uma vez que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.
As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, uma vez que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. A conferência acontece a cada quatro anos, e é uma das etapas necessárias para a realização da Conferência Nacional de Saúde, que neste ano está na sua 16ª edição e tem previsão para acontecer entre os dias 04 a 07 de agosto em Brasília.
Diante desta necessidade, o Município de Taquaruçu do Sul, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram no dia 12 de abril a etapa municipal da conferência, no Centro Municipal de Agricultura, e contou com representantes de vários segmentos sociais, além da população como um todo.
Por meio de uma palestra ministrada pelo assessor e consultor do SUS Srº Olmir Meneghetti, com base em documento orientador do Ministério da Saúde, abordou o tema central da conferência, “Democracia e Saúde”, e seus eixos temáticos “Saúde como Direito”, “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Financiamento do SUS”.
Foram formados grupos representados pelos segmentos da sociedade presentes e realizados debates e explanação sobre os eixos temáticos, os quais foram mediados pela equipe de Agentes Comunitárias de Saúde, e membros do Conselho Municipal de Saúde.
Oportunamente também foram eleitos os delegados e seus devidos suplentes que irão representar o Município na etapa estadual prevista para acontecer entre os dias 24 e 25 de maio em porto Alegre.
Os debates realizados nas etapas municipal e estadual devem contribuir para a formulação de propostas de cunho nacional que serão apresentadas na 16ª Conferência (8ª + 8), realizada pelo Ministério da Saúde e organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ivan Marcos Albarello, a programação atingiu os objetivos, uma vez que contemplou usuários, representantes das entidades, autoridades políticas, religiosas, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), os quais participaram dos debates realizados na conferência, vindo de encontro com a preocupação que a municipalidade tem na busca de formular propostas para melhorar também o atendimento de saúde que vem sendo oferecido à população taquaruçuense.
Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL
FOTOS