Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, 23 de Setembro de 2019
PROJETO QUALIDADE DE VIDA E LONGEVIDADE
Quinta - Feira, 23 de Maio de 2019
Começou neste mês as atividades do projeto “Qualidade de vida e longevidade”, uma promoção da EMATER/RS-ASCAR e Secretaria Municipal da Saúde.
Começou neste mês as atividades do projeto “Qualidade de vida e longevidade”, uma promoção da EMATER/RS-ASCAR e Secretaria Municipal da Saúde.
Este projeto teve início no ano de 2018 incluindo duas comunidades do interior do município. Tendo em vista o sucesso e a boa aceitação pela população participante, este ano o projeto inclui nove comunidades, subdivididas em quatro grupos (Linha Novo Sobradinho, Zanatta, Sete de Setembro, Rincão, Barra do Fortaleza, Travessão Seco, Santo Antônio, Dez de Novembro e Três Fronteiras). Os encontros são mensais e ocorrem todas as terças-feiras a tarde.
Os principais objetivos do projeto são estimular uma alimentação saudável, tendo em vista a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis, os quais estão fortemente ligados à prevenção e controle da obesidade, bem como, ao surgimento de doenças crônicas associadas à má alimentação, além de estimular a produção dos alimentos na propriedade, orientando quanto à época de plantio e o aproveitamento dos alimentos produzidos, estimulando com isso a produção de alimentos saudáveis.
Nesse contexto, incentiva-se também a prática de atividade física, levando em consideração os benefícios de praticar exercícios físicos regularmente, o qual está associado a perca de peso, prevenção e controle de doenças, proporcionando melhor disposição e qualidade de vida.
Este trabalho é desenvolvido pelos Técnicos da Emater, Marlene Zanatta Bridi, Mateus Cargnin e Julio Cesar Guerra, pela Nutricionista Iliane Sponchiado Pessotto e o Educador Físico Claudir Merencio. Além disso, tem o apoio da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde, que também compartilha informações e conhecimentos, e orienta os participantes sobre os diversos assuntos que envolvem o cuidado em saúde.
Nesta oportunidade estão sendo entregues também kits de sementes crioulas, as quais são destinadas a todas as famílias do município e são oriundas do Projeto Sementes Crioulas, em parceria com o Banrisul.
 
 
Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL
FOTOS