Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, 23 de Setembro de 2019
FESTA JUNINA DAS ESCOLAS DE TAQUARUÇU DO SUL!
Sexta - Feira, 05 de Julho de 2019
Esta é uma noite muito especial, onde família, escola e comunidade se reúnem e confraternizam comemorando a tradição cristã das FESTAS JUNINAS, que são festas de santos populares celebradas durante o mês de junho.
Esta é uma noite muito especial, onde família, escola e comunidade se reúnem e confraternizam comemorando a tradição cristã das FESTAS JUNINAS, que são festas de santos populares celebradas durante o mês de junho: dia 13, Santo Antônio; dia 24, São João; dia 29, São Pedro.
Os povos que viviam nos campos prestavam homenagens a diversos deuses aos quais eram atribuídas as funções de garantir boas plantações, boas colheitas, fertilidade etc. Geralmente, tais ritos eram executados durante a passagem do inverno para o verão, que, no centro-sul da Europa, acontece no mês de junho.
O costume chegou ao Brasil junto com os colonizadores portugueses e acabou recebendo influências culturais de cada região. São vários os modos de comemorar as festas juninas de norte a sul.
As Festas Juninas fazem parte do rico Folclore Brasileiro e são passadas de geração em geração e também graças às escolas de todo o país, essa tradição tem se mantido, fazendo com que nessa época do ano o Brasil rural contagie a nação e as crianças coloquem o “pé na roça”. 
O papel da escola é Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características à festa junina: dançar quadrilha, comer pipoca, pinhão e comemorar o dia de Santo Antônio, São João e São Pedro e mais ainda, uma forma de homenagear o trabalhador rural e valorizar a vida e o trabalho no campo.
Nesta data era costume acender fogueira, como conta a lenda:
 Há quase dois mil anos a fogueira serviu de forma de comunicação entre as famílias de Jesus e João. Isabel e Zacarias, pais de São João combinaram que acenderiam uma grande fogueira para anunciar o nascimento do filho, para que Maria e José fossem visitá-los e conhecer o menino.
Atualmente não acendemos mais a fogueira considerando a importância de preservar e cuidar o meio ambiente. Mas mantemos acesa a chama de cultivar a alegria e a tradição dessa tradicional festa popular.
No nosso município esta festa tornou-se tão familiar que uniu a comunidade escolar das três escolas: EMEI PEDACINHO DO CÉU, EMEF AFONSO BALESTRIN E ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ZANATTA.
É uma noite de confraternização com apresentações, comidas típicas, dança e muita animação.
As escolas agradecem com carinho a todos que colaboraram para o sucesso da festa.
 
“Nesta noite de festança 
Todos caem na dança 
Alegrando o coração 
Foguetes, cantos e troça 
Na cidade e na roça 
Em louvor a São João”.
Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL
FOTOS